FAQ Recrutamento

Diferenças entre formas de recrutamento: CONTINGENCY vs RETAINER

Nossa área de Recrutamento trabalha sob o método de Retainer Executive Search

O que é Retainer Executive Search? qual a definição?

Sob este método de Recrutamento, montamos uma equipe para cada projeto de forma a abordar necessidades críticas de cada projeto de recrutamento do cliente, além de definir um período específico de quanto tempo levaremos para a busca do talento. Também damos ao cliente uma garantia para que tenha conforto que o candidato terá exclusividade no trabalho. Sob o processo de Retainer solicitamos que um terço estimado do faturamento do projeto será pago no início dos nossos trabalhos, o segundo terço é pago mediante a apresentação do primeiro grupo de candidatos qualificados; e o último terço é pago após a conclusão final.

Qual o outro método disponível no Brasil?      

(Método não trabalhado por nós)

No Brasil, muitos candidatos às vagas, que estão procurando emprego, definem os Recrutadores todos como “Head Hunters“.  E comparam algumas empresas que ativamente os entrevistam as que nunca os recebem. Entretanto, não raramente, a qualidade dos entrevistadores que “os recebem” nestas ocasiões parecem ser desinteressados e muito jovens (28 ou 30 anos de idades).

Porquê isto acontece? Basicamente porquê os recrutadores não trabalham para o candidato, e mais importante, porquê há uma diferença entre método de Recrutamento CONTINGENCY e RETAINER.

O que é o Método CONTIGENCY?

Nesta abordagem, geralmente é cobrado uma taxa como uma percentagem do salário anual dos candidatos contratados. A empresa só irá pagar se por ventura contratar um dos candidatos apresentados. Este tipo de recrutamento é similar a um jogo de loteria. As empresas de CONTINGENCY geralmente procuraram no seu banco de dados (às vezes candidatos entrevistados muito tempo antes de sequer a vaga ter sido aberta), fazem alguns telefonemas e enviam alguns currículos para o cliente. O formato tende a competir com o próprio cliente na busca por candidatos, e outras empresas de Recrutamento para o mesmo projeto. Ocasionalmente eles têm a sorte de “ganhar” uma taxa de R$ 50.000 após de gastar menos de 20 horas de trabalho. 

desvantagens do método contigency

PARA A EMPRESA

A empresa de recrutamento irá procurar no seu banco de dados ao invés de pesquisar o mercado (não fará uma Caça, portanto não é exatamente sob o processo de HUNTER, é por isso que este método não é classificado como Head Hunting). Portanto a empresa de recrutamento não irá buscar os superstars para preencher a sua vaga.

As empresas de CONTINGENCY, nunca sabem se terão pago um único centavo por seus esforços. Por isso as empresas sob o método de contingência (CONTINGENCY) simplesmente não podem dar ao luxo de se envolver fortemente na tarefa demorada do trabalho de recrutamento (busca e entrevistas detalhadas e sérias). E não podem abastecer seus clientes com candidatos verdadeiramente excepcionais

Esta abordagem simplesmente não promove o trabalho em equipe entre consultor e cliente. O cliente continua a anunciar a posição e procurar gerar candidatos por conta própria, enquanto o consultor externo está rapidamente tentando obter um número de candidatos potenciais na porta possível.

Esta abordagem normalmente produz candidatos que estão procurando emprego ativamente (alguns desempregados) e que têm circulado seus currículos no mercado. Os superstars, no entanto, estão muitas vezes felizes e envolvidos em seus empregos atuais e é improvável que aparecem na tela do radar da empresa que tipicamente atua sob o método de contingência.

Frequentemente, a empresa de CONTINGENCY não entrevista o candidato, não escreve um relatório de avaliação, e apenas envia um currículo para o cliente.

Assim uma avalanche de CV’s, sem seleção apropriada chegam ao cliente, e este tende a desperdiçar o tempo valioso de muitos de seus executivos para fazer a trabalhosa e dispendiosa tarefa de trazer um grande número de candidatos para várias entrevistas.

Em última análise, o cliente se cansa de todos os itens acima, torna-se propenso a comprometer a qualidade do executivo a ser contratado e simplesmente se muda para o modo “vamos apenas contratar alguém”.

Quando um candidato é contratado finalmente, alguns destes recrutadores de CONTINGENCY “ganha a sorte na loteria” e é pago muito dinheiro por um trabalho sem qualidade.

Frequentemente, o cliente irá pagar tanto ou mais para o modelo de contingência do que para o modelo de taxa fixa retida.

PARA O CANDIDATO

Um recrutador de CONTINGENCY funciona de forma diferente do que um recrutador de RETAINER. Um recrutador por RETAINER tem acesso direto e próximo ao gerente de contratação. Este é um benefício para o candidato.

A empresa que contrata um recrutador de CONTINGENCY, no entanto, geralmente “contrata” vários recrutadores diferentes que trabalham para preencher a mesma posição de contingência. Sua capacidade de chegar na frente da empresa está dependente de relacionamento do recrutador com a empresa contratante.

Uma vez que a Empresa contratante não tem fidelidade com a empresa sob Contingency os candidatos tem a impressão que as empresas de Contingency tem muitas vagas. Porém, nem todas são fechadas: pois um mesmo contratante opta por lançar a vaga para muitas empresas sob Contingency, e/ou, não raramente, a empresa fecha a vaga sem nenhuma satisfação à empresa de Recrutamento, uma vez que o fechamento de acordo sob Contingency em geral não é tão sério quanto sob Retainer (não há pré-pagamentos envolvidos)

Você é candidato? Seguem alguns links que recomendamos:

“Pelo menos uma vez por semana, alguém me envia um e-mail reclamando de um Head Hunter…”

Sim! estamos contratando, veja as oportunidades disponíveis no Painel de Vagas

“Sabe aquela situação tão desejada de atender ao telefone e do outro lado da linha estar um head hunter?…”

Procurar emprego pode ser frustrante. Montamos um projeto para ajudar você que procura um emprego a nível Senior