Os Hábitos dos Executivos que Buscam Emprego de forma Eficiente

@Centro de Carreiras exGV
Dedicar tempo é importante?Não entendi porquê fui recusado

OVERVIEW & PROPÓSITO
por Pedro Carvalho

Queremos tudo rápido e Fácil

Hoje em dia, gostamos que as coisas sejam instantâneas. Café, acesso à informação, aluguel de filmes. Podemos preparar uma refeição em poucos minutos e segundos depois, informar a todos que já conhecemos sobre essa refeição. Para algumas dessas coisas, a rapidez é boa. No entanto, não importa o quanto a vida possa ser simplificada, alguns aspectos sempre parecerão estar presos em câmera lenta.

Eles são pacientes

Os candidatos a emprego altamente eficazes são pacientes quanto à sua pesquisa. Eles estabelecem expectativas realistas e entendem que será preciso tempo e esforço para chegar ao próximo show dos sonhos.

Eles são organizados

Uma das coisas que torna qualquer busca de emprego mais eficaz é manter-se organizado. Os candidatos organizados acham mais fácil empregar muitas das melhores práticas de procura de emprego que lhes são dadas.

Eles são movidos por métricas

Um candidato efetivo a empregos é guiado por métricas – eles rastreiam as diferentes coisas que fazem na busca de emprego e ajustam de acordo com o que funciona melhor em sua pesquisa. Eles rastreiam o número de vagas que aplicam a cada semana, o número de entrevistas que recebem e que tipos de vagas ou currículos estão funcionando melhor.

Eles dedicam tempo

Os melhores empregos necessitam dedicação de tempo: Procurar um emprego é como vendas. O primeiro e maior compromisso que você precisa é dedicar seu tempo. Sem disponibilizar tempo não é possível criar oportunidades. É por isso que prospecção é a atividade mais crítica para profissionais em transição.

Eles captam a importância de networking

Mesmo que eles odeiem networking, mesmo que não tenham networking, mesmo que sejam tímidos, os profissionais eficientes em busca de emprego procuram as melhores formas de gerar conversas e nutrir seus relacionamentos. Eles constroem uma mensagem rápida e focada, têm cartões de visita profissionais e participam regularmente de eventos de networking – mesmo quando não estão procurando emprego.

Networking não é apenas para os desempregados à procura de trabalho. Associações profissionais, encontros e entidades de classe são importantes para qualquer profissional, candidato a emprego ou não. Os melhores networkers compreendem que a melhor forma de fazer networking é pessoalmente. Não é online (embora, online possa ser uma alavanca). Aproveite as oportunidades que surgem para conhecer outros profissionais afins em seu setor. Você nunca sabe quem pode ajudá-lo a encontrar o seu próximo emprego que tanto deseja.

Eles fazem propecção

A prospecção é uma das coisas mais importantes que você pode fazer na sua busca de emprego. É a base sobre a qual você estará criando sua imagem, marketing pessoal, sua marca e, mais importante, seu network. É crucial se preparar para as conversas mais sérias nesta empreitada (por exemplo: entrevistas). E, mais importante, é a maneira mais fácil de se diferenciar dos outros.

O mito

Resultados rápidos e fáceis?

Ganhos em força, perda de peso se enquadram nessa categoria.  Mas também é aquele trabalho que você conquistou na sua carreira e, o que poucos não sabem, também é a busca por emprego para voltar no nível que você teve no seu último emprego. Tudo isto exige muito tempo, além de muito esforço. Todas as situações que encontrei até agora, que prometem resultados rápidos, vêm com uma lista pesada de efeitos colaterais, têm resultados fugazes ou são completamente falsas e acabam perdendo mais tempo, esforço e dinheiro.

Isso não quer dizer que você deve passar anos se dedicando muitas horas trabalhando para atingir suas metas para obter seu próximo emprego. Com um processo,  programação adequada, você pode obter um ótimo emprego em 3 a 5 meses, mesmo quando o Brasil sofre uma recessão. O que eu estou falando é o progresso real. Resultados reais. Algo que você percebe. Mais importante, algo que você pode medir, facilmente pesquisar a veracidade com seus amigos.

É aqui que surge o problema real. As pessoas querem seus resultados sentados na frente de um computador, com umas poucas ligações de telefone, emails, abordagens aos Head Hunters e pesquisa no Linkedin por vagas. Infelizmente, é necessário mais consistência do que isso. Precisamos religar nossos cérebros, mudar a maneira como pensamos sobre busca a emprego. Muitas pessoas vêem isso como uma tarefa árdua, parecida com a lavagem dos pratos, a manutenção do carro, a visita ao dentista e o banho no gato. Não precisa ser assim.

Não entendo... porquê o Centro de Carreiras exGV seleciona sob o argumento de prévia dedicação de tempo?

Se você foi direcionado a este texto, possivelmente lhe comentaram que aparentemente você se dedica pouco à uma busca de emprego.

Direto ao pontoPerguntas & Respostas frequentes

NOSSA MISSÃO e Valores

Nossa missão é colocar executivos em novos empregos

Acreditamos ter as melhores práticas para colocar profissionais com um background diferenciado no mercado.  Nossa meta é priorizar os profissionais que entendem que obter o próximo emprego é a atividade primordial, neste momento, e que entendem que uma orientação pode acelerar este processo.  Priorizamos aqueles que demonstram maior dificuldade no processo de busca.

Para cumprir nossa missão

Nestes últimos anos tivemos uma demanda maior do que podemos. Estamos colocando todos os profissionais que nos abordam no mercado. Contamos com uma equipe treinada nas melhores e mais eficientes práticas. Esta equipe é composta experientes profissionais apaixonados pelo conceito de ajudar outros, porém, muito ocupados. Desta forma optamos por selecionar aqueles que nos parecem realmente intencionados na busca por um emprego e, geralmente, a única forma que temos de avaliar isto é a dedicação de tempo investida neste processo de busca. 

Porquê você menciona “Prévia dedicação de Tempo”?

Atente-se que o convite para  conhecer o Centro de Carreiras exGV significa ouvir uma orientação. Não significa que “iremos lhe conhecer” e assim você, de alguma forma, obteria, através de nós, uma ação direta para colocar você no próximo emprego  

 

Melhor compreensão

Temos colocado todos os profissionais, rapidamente, em nível executivo no mercado. Mas a característica fundamental é disponibilidade e uma prévia (e recente) tentativa intensa de dispêndio de tempo .  A prévia tentativa intensa traz, durante a conversa sobre o referido projeto de recolocação, uma troca de experiências ricas. A ausência desta tentativa, em nossa experiência, faz com que, colegas como você, não captem a profundidade de informações que costumeiramente compartilhamos neste projeto.

Indefinição de seu esforço

A conversa no Centro de Carreiras, é como ir a um médico: “sem dor, não há como detectar uma doença”. A eventual impossibilidade de você dimensionar a quantidade de horas gasta na sua busca no emprego, em nossa experiência, nos dificulta a analisar corretamente seu esforço. Neste momento, devido ao tamanho de nossa equipe e projeto, estamos dando preferência aos colegas que sabem melhor quantificar este esforço.

Não iremos lhe explicar “como está o mercado”

Apenas para que fique mais claro: A proposta que lhe fizemos, em convite para o Centro de Carreiras, não é para uma conversa para lhe ajudar na compreensão de “Avaliação de Mercado”, da forma popularmente conhecida (Como por exemplo: não iremos, nesta conversa, entender seus pontos fortes, fracos e definir um Cargo, Salário, indústria, mercado, etc…). A conversa proposta vai muito além disto. Para ficar mais claro: o convite não inclui um “parecer” nosso sobre o “panorama” do mercado vis-a-vis seu potencial. Trata-se de uma orientação prática de maneiras eficazes que Executivos Seniores, em São Paulo, estão se utilizando para obter uma transição eficiente na minimização do tempo busca, na maximização de salário, qualidade de empresa, responsabilidade de cargo, nível da posição, etc.

F.A.Q.

Perguntas & Respostas Frequentes

Não parece fazer sentido. Sou eficiente no tempo que gasto nesta busca

Se este é seu caso, então não creio que você precisará de uma orientação nossa. Em nossa experiência, na grande maioria dos casos, executivos brilhantes entendem que são eficientes no tempo apenas porquê “não compreendem” o que mais seria possível fazer.

Em que mais eu haveria de gastar tempo?

Um exemplo simples: gastar tempo com pessoas.  Desenvolver relacionamento que têm você como referência, na sua profissão lava tempo. 

Eu busco qualidade e não acredito em quantidade

Okay. Então, é possível que você não precisaria de uma orientação nossa. Nosso foco é auxiliar profissionais que, alem da “qualidade”, estão sendo pressionados por uma urgência de tempo. Estes profissionais, que têm urgência, têm um “brilho nos olhos” e, por isso, é bem mais fácil explicar mos conceitos complexos de busca, pois estão ávidos por uma compreensão de como realmente podem ser eficientes.

Porquê se pede prévia dedicação intensa de tempo para conhecer o projeto?

É nossa experiência que os profissionais que melhor aproveitam o projeto têm se dedicado, recentemente e intensamente seu tempo em atividades na busca de uma recolocação. A prévia tentativa intensa traz, durante a conversa, uma troca de experiências ricas. A ausência desta tentativa, em nossa experiência, faz com que, colegas como você, não captem a profundidade de informações que costumeiramente compartilhamos neste projeto.

Fui vago na reposta de horas de dedicação na busca por emprego. Porquê isto é importante?

Novamente, é nossa experiência que impossibilidade de você dimensionar a quantidade de horas, nos dificulta a analisar corretamente seu esforço na busca por uma recolocação. Neste momento, devido ao tamanho de nossa equipe e projeto, estamos dando preferência aos colegas que conseguem melhor quantificar este esforço.

Onde posso encontrar mais informações sobre este convite que me foi originalmente proposto? do que se trata?

Claro! segue dois links importantes: https://www.exgv.org.br/executive-career-clinic/  e Perguntas e Repostas frequentes: http://www.exgv.org.br/faq-ccc/ .

Mas eu gasto parte de meu tempo em um trabalho extra. Afinal, tenho que ganhar meu dinheiro

Claro! totalmente compreensível.  É como a famosa pergunta: “o quê nasceu primeiro? o ovo ou a galinha?”.  Se você trabalha 10hs por dia e mora longe da zona sul de São Paulo, então não acredito que podemos ajudá-lo. Não temos nenhum método mais original do que você já pensou.  Porém, se você está mesmo focado e decidido a sair, então creia-me: é possível dedicar várias horas de seu dia nesta tarefa. É simples: mas dá trabalho e tirará você de sua “zona de conforto”.

Dedico poucas horas. Mas quero insistir, posso participar?  O que eu tenho a perder?

Preciso ser bastante claro contigo: se você chegou até aqui, é porquê, em nossa experiência, seu empenho em uma busca por emprego é significativamente pequeno quando comparado com profissionais que tem o background, experiência e perfil parecidos com o seu. Isto significa que, em nossa experiência, caso você não esteja preparado para uma mudança de postura e intensidade na busca, você se chocará com a proposta de paradigmas que ouvirá na conversa do projeto que originalmente lhe convidamos. A primeira vista, talvez, você pense que, no mínimo, seria uma “curiosidade” ouvir o que temos para falar. Mas quando não se tem uma real e prévia vontade de mudar drasticamente o empenho e esforços, em nossa experiência, esta curiosidade se transforma em rápida decepção e percepção nossa conversa foi uma “perda de tempo”. Por favor certifique-se que isto ficou claro para que você não se frustre com a orientação antes de re-insistir em conhecer o projeto de recolocação executiva.

Não entendi porquê fui rejeitado. Aliás, não entendi o propósito do convite original.

Apenas para que fique mais claro: A proposta que originalmente lhe convidamos não é para uma conversa para lhe ajudar na compreensão de “Avaliação de Mercado”, da forma clássica (Como por exemplo entender seus pontos fortes, fracos, definir um Cargo e Salário…).  Nem tão-pouco trata-se de uma pré-entrevista, ensaio de entrevista, análise de seu CV, etc.   Vai muito além disto. Adicionalmente, o convite que foi feito, não inclui um “parecer” nosso sobre o “panorama” do mercado vis-a-vis seu potencial. Trata-se de uma orientação prática para lhe mostrar como fazer uma transição de carreira eficiente (minimização do tempo busca, maximização de salário, qualidade de empresa, responsabilidade de cargo, nível da posição, etc).  Este conhecimento lhe será passado baseado em nossas pesquisas e experiência, feita com Executivos Seniores, em São Paulo.  Avise-me se não compreender..

Há outras alternativas?

Há outras ajudas?

Oportunidades de Networking

Toda primeira terça-feira do mês

Mensalmente organizamos um happy hour com líderes de mercado. Veja a página de eventos deste nosso site. Não há custos envolvidos.  Quer mais detalhes? envie email para pedro@exgv.org.br

Você pode contribuir

A Associação têm interesse

Embora o convite original foi uma cortesia, você pode pedir um atendimento de mentoria, pontual, para resolver algumas questões suas, particulares. O custo é simbólico, por ser uma instituição sem fins lucrativos, porém é feito com profissionais seniores e experientes. Quer saber mais? envie email para: pedro@exgv.org.br

 

Você pode fica atento

Nossas vagas

SIga-nos virtualmente, nas mídias sociais. Veja onde compartilhamos nossos conhecimentos. Segue um exemplo: http://bit.ly/NewsONtheGO