ROLE play: Informational Interview 

Da teoria à exemplos visuais, dramatizados e práticos de Entrevistas Informativas (ou conversa Informativa ), que é a reunião em que você, na sua procura por emprego,  procura aconselhamento sobre sua carreira.

Próximo Workshop: 19 Nov 16hs

Dia(s)

:

Hora(s)

:

Minuto(s)

:

Segundo(s)

Atente-se: Entrevista Informativa não é uma forma de enganar alguém para obter uma entrevista

O que você precisa

Preparação?

Apenas venha com a mente aberta para quebra de paradigmas 

Um caderno de notas

Traga algo para anotar. Não é necessário Laptop’s 

O que você aprenderá?

A importância da Preparação:

  • Pesquisa: o quê? como? onde? quando?

Lidando com conversas Diversas:

  • com “o lacônico”
  • com o sujeito que “não tem nada a ver com sua profissão e/ou setor”
  • com a empresa e pessoa que você mais queria encontrar
  • com a pessoa que quer lhe impôr conselhos esquisitos

Foco no objetivo da conversa:

  • Qual é o porquê se faz as “Entrevistas Informativas”?
  • Guie a conversa. Não seja guiado
  • Foque em extrair os resultados que você almeja. 

Sobre este Workshop

Eu Pedro, vou exemplificar, como um teatro, algumas situações de Networking, e me colocar no seu lugar nas situações que você vê face-a-face colegas para pôr em prática o passo-a-passo proposto por mim.  Vou abordar alguns exemplos que tenho notado como maior dificuldade por vocês.  Serão aquela situações estereotípos, aparentemente inusitadas e únicas que meus clientes encontram nas visitas. Será mostrado alternativas simples para dar eficiência no que mais importa para você: o novo emprego, 

Agenda

Dia: 19 de Novembro * 2ª-feira

16:00hs  – Acomodação –  Acomodação e apresentação dos participantes (e início caso todos tenham chego)

16:15hs   – Início –  limite para início com os participantes presentes

18:00hs  – Término – e Q&A para os que puderem ficar

18:30hs  – FIM

Jardins (será fornecido o endereço após sua confirmação): pedro@exgv.org.br

O que é Informational Interview?

É uma entrevista para coletar informações no campo e em empresas específicas onde você quer trabalhar. Quando feita com grande frequência, encontra-se oportunidades de emprego através da expansão de sua rede profissional. É onde você busca conselhos e informações e também aprende sobre algo novo sobre um novo colega. Isso difere de uma entrevista de emprego, porque a conversa não é sobre contratação e nem sobre um trabalho específico. Você faz perguntas gerais sobre a natureza da empresa ou do setor e o colega que você visita (“insider”) tem também a oportunidade de aprender sobre você, seu caráter, seus desejos e seu potencial.

E tem mutas vantagens

A entrevista informativa ajuda a superar um problema com a maioria das discussões em um processo de procura de emprego (e consequentemente recrutamento), em que cada lado hesita em conversar com o outro porque não tem certeza se está perdendo tempo com um candidato não qualificado ou um local de trabalho inadequado. Por outro lado, “a entrevista informativa fornece um ambiente (ou fórum) não-ameaçador” para uma conversa amistosa à medida que os dois lados aprendem um sobre o outro.

Se uma oportunidade de emprego específica está ou não disponível, é esperado que haja etiqueta profissional.

Depoimentos

“…aproveito para confirmar que aceitei a proposta da AstraZeneca e estou lá desde janeiro, como Diretor de Distribuição América Latina. É importante lembrar que esse processo começou num daqueles cafés, que depois virou uma indicação, etc.”
Filipe Dal Molin

Distribution Director Latin America, AstraZeneca

“Um conselho a seus assessorados: ‘Trust de Process’.”

Renata Andrade

Senior Tax Manager, Heineken

“…Eu falei com o Flávio Cavaleri da Telefônica, foi um almoço no dia 12/06 e recebi um contato para entrevista em 11/07. Assim não foram 3 meses de busca por um emprego: mas um mês”

Alexandre Maximilianno

Senior Executive Procurement, Telefônica

“…gostaria de deixar aqui mais uma vez – o meu muito obrigada! É impressionante como em apenas dois encontros já conheci pessoas onde pude trocar tantas experiências. Ontem falando com o Celso por longo período me senti muito feliz ao ver que o que penso e acredito faz sentido no meio corporativo.”

Rafaela Rodrigues

Senior Manager, KPMG

É uma oportunidade
Uma entrevista informativa é uma reunião onde você tem a oportunidade aprender sobre uma carreira, setor e ambientes específicos. É uma oportunidade para obter conhecimento em primeira mão sobre novidades que estão por acontecer. Essas conversas oferecem a oportunidade de fazer perguntas com respostas que você provavelmente não encontraria publicadas em nenhum lugar.
Isto seria péssimo
Enquanto você estiver entrevistando alguém que tenha excelentes conexões no campo em que deseja entrar, evite a tentação de pedir um emprego. Seria enganoso fazer isso, uma vez que ele ou ela concordou apenas em fornecer informações.
Preparação é chave
Não subestime a seriedade de uma entrevista informativa. Poderia muito bem ser sua primeira chance de impressionar alguém que será um futuro colega ou talvez até seu chefe. É vital que você se mostre muito bem informado. Consiga isso fazendo sua lição de casa. Reúna informações sobre a ocupação, se você ainda não o fez. Isso permitirá que você tenha uma conversa inteligente. Aprenda sobre a pessoa que você irá conversar, fazendo pesquisas da empresa. Finalmente, descubra o que você pode sobre ele ou ela. Procure no Linkedin e publicações do setor. Evidentemente, traga apenas temas lisonjeiros, como uma promoção recente ou um reconhecimento especial, e evite qualquer coisa negativa.